Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

01/08/2019 às 09:23:00
Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno

› Local: Unidade Básica de Saúde
Mais de 170 países celebram, de 1º a 7 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno. No Brasil, o mês será de eventos para promover a amamentação natural e melhorar a saúde de bebês, dentro das ações do Agosto Dourado. A cor foi escolhida em referência ao “padrão ouro” de qualidade do leite materno.

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação - a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Há cerca de vinte anos, entre os dias 1º e 07 de agosto, acontecem ações no mundo todo em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade. A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) está focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerada um veículo de promoção do aleitamento em 120 países. No Brasil, a data foi instuída pela Portaria de Consolidação nº 1/2017, art. 527.

Por meio do lete materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-08/agosto-e-o-mes-de-incentivo-ao-aleitamento-materno / http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3022-empoderar-maes-e-pais-favorecer-a-amamentacao