Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

17/07/2019 às 09:00:00
Julho Amarelo marca o mês de conscientização e prevenção às hepatites virais

› Local: Unidade Básica de Saúde
Reforçar as medidas de prevenção às hepatites virais, bem como o tratamento correto da doença, está entre os principais objetivos da Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com a Divisão de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hepatites Virais e Tuberculose (DVDST) na campanha do Julho Amarelo.

Mês de julho é o mês de luta contra as hepatites virais. E o Departamento municipal de saúde juntamente com o Centro de Saúde de Borá realizaram durante o mês de julho trabalhos de conscientização e testes rápidos, que foram ofertados a população boraense.

O mês de julho terminou, mas você pode procurar o centro de saúde de segunda a sexta-feira das 07hrs00min ás 17hrs00min para realizar o teste rápido para hepatites virais e também de HIV e sífilis.

Sobre a Campanha

Em 2010, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais a ser comemorado em 28 de Julho. No Brasil, foi sancionada pelo governo federal a Lei nº 13.802 em 10 de janeiro de 2019 que institui o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano, em todo o território nacional.O “Julho Amarelo” visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C. As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas. Possuem distribuição universal e existem diferenças entre os vários lugares na ocorrência destas de acordo com o agente etiológico e o tipo de exposição das pessoas aos vírus.O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, porém muitas pessoas não sabem que têm estes vírus. O conhecimento da existência da doença, principalmente nessa população, é o grande desafio, pois essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que estão infectadas, por ser uma doença sem sintomas e de longa evolução. Por isso a recomendação de realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente.Várias atividades acontecerão no Estado de São Paulo para comemorar o Julho Amarelo, por iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde e dos municípios.Nesse ano, a proposta do Julho Amarelo envolve testagem para hepatite C focada nos maiores de 40 anos, bem como aconselhamento para todos e encaminhamento para realização de exames e tratamento se indicado no casos positivos.O Programa Estadual de Hepatites Virais do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria de Estado da Saúde (SES)- SP propôs aos municípios, desde 2018, a intensificação da testagem para hepatite C neste mês. Em 2018, em todo Estado, cerca de 400 municípios aderiram a essa ação iniciativa com realização de 100.000 testes.Além de facilitar o acesso à testagem, o objetivo é divulgar o tema à população em geral.

Fonte: http://www.saude.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=6726&tit=Julho-Amarelo-marca-o-mes-de-conscientizacao-e-prevencao-as-hepatites-virais