10 ABR 2023
Novas recomendações sobre o uso de máscaras dentro da Unidade de Saúde.
A partir de agora, a orientação para utilização das máscaras deve focar em algumas situações e perfis específicos de pessoas, deixando de ser obrigatório. Em resumo, as máscaras continuarão a ser recomendadas nos seguintes casos:
  • PACIENTES COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS OU POSITIVOS PARA COVID-19 E SEUS ACOMPANHANTES.
  • PACIENTES QUE TIVERAM CONTATO PRÓXIMO COM CASO CONFIRMADO DURANTE O PERÍODOS DE TRANSMISSIBILIDADE DA DOENÇA ( ÚLTIMOS 10 DIAS).
  • PROFISSIONAIS QUE FAZEM A TRIAGEM DOS PACIENTES.
  • PROFISSIONAIS DO SERVIÇO DE SAÚDE.
  • SITUAÇÕES EM QUE HOUVER A INDICAÇÃO DO USO DE MÁSCARA FACIAL COMO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE, EM QUALQUER ÁREA DO SERVIÇO DE SAÚDE.

FORA ESSAS SITUAÇÕES CITADAS ACIMA FICA FACULTATIVO AO PACIENTE A UTILIZAÇÃO OU NÃO DE MÁSCARAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE.